quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Viver é uma parte Saber viver é uma Arte





Ainda quando saio pela rua insisto na ideia de ver em cada rosto uma história, uma tela pintada pela vida marcada por alegrias, tristezas e tudo o que se ganha ou se faz no dia-a-dia. Cada vida é um texto, uma arte, uma poesia que nos mostra em linhas imaginárias o valor que traz consigo cada ser humano. As vezes torta, é verdade, as vezes confusa, mas sempre com rimas ricas que nos obrigam a parar e pensar na beleza da existência de cada um de nós como um ser único.

Na verdade, viver não é uma arte como disse alguém. Viver é só uma parte. Para viver basta respirar e pensar o mínimo e ir sobrevivendo... Se viver fosse uma arte talvez fosse como aquele homem de palitinho que toda criança faz na escola sabe? Todos iguais um com corpos menores e cabeças maiores e vice e versa porém todos iguais. Tem graça no seu tempo, mas ao crescermos notamos que existe algo maior com o qual nos identificamos e isso passa a ser obsoleto, normal, sem graça.

Saber viver é saber fazer arte! É saber transformar a vida e desenhar cada momento com traços próprios. Fortes ou fracos, alegres ou tristes é preciso enxergar na beleza da vida a aquarela de cores para as nossas grandes obras.

Quem aceita as coisas da vida como elas se apresentam, simplesmente baixam a cabeça e dizem "sim senhor" sem a menor força de vontade para dar uma ideia diferente, para mudar a situação, são aqueles que apenas vivem. São aqueles que até hoje só desenham o homenzinho de palito ou somente assinam o próprio nome quando poderiam escrever uma bela poesia. Pode ser polemico para alguns, mas o mundo não precisa de pintores e escritores assim. Bom, isso pode agradar a alguns, mas serão pessoas que não farão desenho algum na minha obra diária. 

A vida tem a cor que você pinta, já dizia o poeta. É uma opção sua se ela será preta e branca ou se será azul como a de Van Gogh, se será modernista como a de Tarsila do Amaral ou de Anita Malfati ou assustadora como a de Edvard Munch, o importante é saber viver e criar, retirar o melhor de cada coisa, de cada momento para ir acrescentando elementos no nosso quadro diário e ligando um ao outro de forma harmônica. Não adianta querer pintar elementos na nossa obra e deixá-los ali, simplesmente por estar... Dessa forma nosso quadro seria uma forma de "encontre o Wally".

Por isso o que importa não é o destino é o caminho. O caminho que nos ensina, que nos leva a assimilar novas descobertas e a colher cores para nossos quadros, palavras para nossa poesia. A vida é um caminho sem volta, mas que pode ser colorido, desenhado e escrito da melhor maneira possível só depende se você quer saber viver.

3 comentários:

  1. E a vida é essa coisa louca, onde tantos definem, mas que cada um sabe ou não viver a sua meneira!

    ResponderExcluir
  2. As pessoas tem mania de pensarem que as coisas simplesmente acontecem nas vidas delas, enquanto na verdade são elas que tem um papel fundamental em tudo que acontece, tanto nas coisas ruins como nas más. E então ao invés de tomarem controle de suas vidas e fazer dela algo maravilhoso, acaba seguindo tradições, regras, e padrões fazendo com que no final das contas ela tenha apenas existido, apenas mais um grão de areia naquele deserto.

    ResponderExcluir
  3. Viver é difícil, mas há momentos tão recompensadores que esses são alavancas que nos impulsionam para continuar, tem que saber olhar direito para o que vale a pena...

    http://pitadadecinema.blogspot.com.br

    ResponderExcluir