terça-feira, 8 de março de 2011

Felicidade, Onde Moras?


Sempre carreguei comigo um ensinamento que, além de achar bonito, achava bem funcional:  "Somos todos anjos de uma asa só precisamos nos abraçar para poder voar", mas sem ter parado para pensar em uma certa "anatomia".

Nós como seres humanos errantes temos a mania de nos unirmos àqueles que são semelhantes a nós, por comodismos que preferimos chamar de "simpatia", e descartarmos aqueles que não nos agradam. SQNA (Seleção Quase Natural de Amizades).

Quando nos unimos a pessoas iguais a nós que compartilham o mesmo interesse, fica ainda mais fácil descartar aqueles que não estão nos sendo útil no momento, ainda que tenham sido num passado não tão remoto. Nossa SQNA os trata de repelir na hora! Mas, pensando de outra forma, como voaremos se só temos ao nosso lado pessoas com a mesma asa que nós? Se tivermos a asa esquerda e repelirmos todos que tem a direita porque os anjos que tem a esquerda se parecem mais conosco e nos agradam mais, como voaremos?

Se queremos alçar vôo, precisamos vencer dentro da gente esse pré conceito, esse medo do diferente. É preciso que aprendamos a dar valor ao outro pelo que ele é, não pelo que nós queremos para estar ao nosso lado, pelo que nos serve no momento. É preciso que aprendamos a respeitar nossas amizades pelos valores que o ser humano que está ao nosso lado tem, não pelo valor momentâneo que atribuimos a ele na nossa vida.

Olhares egoistas nos impedem de voar... Pré conceitos nos ancoram em terra antes mesmo que tomemos ciencia da nossa asa. SQNA nos afastam de pessoas que ao nosso lado nos levariam a voar por terras distantes...


Onde mora minha felicidade?
Minha felicidade mora dentro de mim, no abandono desses preconceitos, na ausencia dos olhares seletivos... Minha felicidade mora em mim, mas passa por você para que juntos possamos voar...

2 comentários:

  1. Por isso questiono quem questiona a felicidade em uma frase: "Eu nunca serei feliz?"
    A resposta está contida nesse escrito: a felicidade são doces.
    Por isso, tem que se viver. Felicidade eterna é coisa de careta e de quem vive nas auto-ajudas da vida.
    Felicidade é agora e depois é outra. São retalhos e não a obra pronta.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo Thiago,
    gostei muito do que você escreveu. Tenho muito orgulho em tê-Lo como Amigo! Acredito na Felicidade que se busca nas relações humanas. Certa vez, uma pessoa me disse: "O Sentimento alcança as pessoas".
    Meu Amigo,
    Acredite em mim. Você um dia vai alcançar muitas pessoas!
    "Deus age em todo o agir de suas criaturas. E é a causa primeira que opera nas causas segundas e por meio delas" (CIC n. 308)
    Thiago,
    manifestamos Deus em nossos relacionamentos, em nossos sentimentos, em nossa solidariedade, caridade...
    O que mais importa na vida, não são as realizações profissionais, materiais, as glória, os feitos...
    O absoluto na vida é apenas Um: Deus, o próximo e, nós mesmos.
    Grande abraço meu amigo!
    Rodrigo Santos do Nascimento.
    09/03/2011 - 22h51min.

    ResponderExcluir